Quando ocorre um evento inesperado que envolve um sinistro, como acidentes de carro, roubo, incêndio ou outros danos cobertos pelo seguro, é fundamental saber como pedir a indemnização à seguradora. Em Portugal, o processo pode parecer complexo para muitas pessoas e , sendo uma das missões da BELT facilitar e agilizar os processos na indústria dos seguros , achamos por bem detalhar a ativação dos nossos produtos.

 Neste artigo, fornecemos um guia completo sobre como solicitar uma indemnização no caso de sinistro em qualquer dos seguros que, de momento, são disponibilizados pela BELT, tanto para seguro de viagem como para o de acidentes de trabalho de empregada doméstica.

Processo geral para pedir indemnização à seguradora: dicas

Antes de entrarmos em detalhe nos nossos seguros, ficam aqui algumas dicas comuns a qualquer seguro que possas vir a fazer e que podem ser cruciais para recebe a tua compensação das seguradoras.

Entenda a sua apólice de seguro

Antes de iniciar o processo de solicitação de indemnização, é fundamental reveres cuidadosamente a tua apólice de seguro. Verifica os termos e condições, as coberturas específicas e os limites de indemnização. Compreender essas informações ajuda-te a saber quais danos estão cobertos e como proceder com a solicitação.

Relate o sinistro imediatamente

Assim que ocorrer o sinistro, é importante notificar a seguradora o mais rápido possível. Geralmente, as apólices de seguro têm prazos específicos para relatar os sinistros. O não cumprimento desses prazos pode resultar na recusa do pedido de indemnização. Entra em contato com a seguradora por telefone ou e-mail e informa-os de todos os detalhes relevantes sobre o sinistro, fornecendo documentos ou provas, se necessário.

Documente todas as informações relacionadas ao sinistro

Mantem um registro detalhado de todas as informações relacionadas ao sinistro. Isso inclui fotografias dos danos, descrições precisas do ocorrido, relatórios policiais, testemunhas e quaisquer outros documentos relevantes. Quanto mais informações forneceres, mais fácil será para a seguradora avaliar e processar o teu pedido de indemnização.

Colabore com a seguradora durante a avaliação do sinistro

Após relatar o sinistro, a seguradora realizará uma avaliação para determinar a extensão dos danos e a elegibilidade para indemnização. É importante cooperar com a seguradora durante esse processo. Se solicitado, fornece todas as informações adicionais necessárias e permite que um perito designado pela seguradora inspecione os danos.

Aguarde a decisão da seguradora

Uma vez que a seguradora tenha todas as informações necessárias, ela vai avaliar o pedido de indemnização e tomará uma decisão. De acordo com a legislação portuguesa, a seguradora tem um prazo específico para responder ao pedido. Se a resposta demorar além desse prazo, podes ter direito a juros de mora sobre a indemnização.

Recorra a entidades reguladoras

Se não for possível chegares a um acordo com a seguradora após a tentativa de resolução direta, podes recorrer a entidades reguladoras para obter assistência. Em Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) é responsável por regular o setor de seguros. Podes entrar em contato com a ASF e apresentar uma reclamação formal contra a seguradora. Eles investigarão o caso e tomarão as medidas necessárias para garantir que o teu direito à indemnização seja protegido.

Como acionar o Seguro de Viagem BELT?

Acionar o seguro de viagem Belt é um processo simples, mudando apenas em certos detalhes dependendo da seguradora que optares.

ERGO – Predictable

  • Poderás ativar o teu seguro através de telefone (Portugal 800 789 521 Estrangeiro +351 211 206 286) ou através de ergo-segurosdeviagem.pt/EOS/accesoPortalSiniestros.
  • Terás (como tomador@ do seguro, pessoa segura ou interessad@) de fazer o seguinte:
    • Comunicar à SEGURADORA a ocorrência do sinistro, dentro do prazo máximo de SETE dias, contados a partir da data em que foi conhecido.
    • Empregar todos os meios que estiverem ao teu alcance para atenuar as consequências do sinistro e fornecer todas as provas que te sejam razoavelmente exigidas sobre as suas circunstâncias e consequências.
    • Disponibilizar os documentos que acreditem ou justifiquem a ocorrência do sinistro e as faturas ou comprovativos das despesas.
  • Toda a restante informação que precisas está disponível no documento da tua apólice, que contém as condições gerais!


RNA

  • Terás (como tomador@ do seguro, pessoa segura) de fazer o seguinte:
    • Contactar os Serviços de Assistência através do número de telefone indicado no certificado de seguro (Portugal 210 419 241, Estrangeiro +351 210 419 241), cujo atendimento é garantido 24 horas e todos os dias do ano. Também podes contactar a RNA por Whatsapp através do nr. +351 210 425 199.
    • Receber as orientações dos Serviços do Segurador.
    • Caso haja lugar a pedidos de reembolsos, deverás apresentar a documentação solicitada pelos serviços de Assistência e prestar ainda todos os demais esclarecimentos entendidos como necessários por parte da RNA.
  • Toda a restante informação que precisas está disponível no documento que recebeste com o certificado do teu seguro e nas condições gerais!

Como acionar o seguro AT Doméstica BELT?

Tal como acontece no seguro de viagem, ativar o seguro de empregada doméstica BELT é rápido e simples. Vejamos então como o fazer em qualquer um dos nossos parceiros.

Seguro Allianz

  • Preencher a participação de acidente de trabalho prevista legalmente, através deste link https://pat.apseguradores.pt/, e enviá-la à Allianz (sinistro.at@allianz.pt) no prazo de 24 horas desde que tiveste conhecimento do acidente;
  • Participar imediatamente à Allianz os acidentes mortais, sem prejuízo do posterior envio da participação;
  • Fazer apresentar sem demora o sinistrado ao médico da Allianz, salvo se tal não for possível e a necessidade urgente de socorros impuser o recurso a outro médico;
  • Vais ter toda a informação no documento que contém a tua apólice, que recebes quando compras o teu seguro!

Seguro Lusitânia

  • Preencher a participação de acidente de trabalho prevista legalmente, através deste link https://pat.apseguradores.pt/, e enviá-la à Lusitânia no prazo de 24 horas desde que tiveste conhecimento do acidente;
  • Participar imediatamente à Lusitânia os acidentes mortais, sem prejuízo do posterior envio da participação, através do mesmo link;
  • Fazer apresentar sem demora o sinistrado ao médico da Lusitânia, salvo se tal não for possível e a necessidade urgente de socorros impuser o recurso a outro médico.

Seguro MAPFRE

  • Preencher a participação de acidente de trabalho prevista legalmente, através deste link https://pat.apseguradores.pt/, e enviá-la à MAPFRE no prazo de 24 horas desde que tiveste conhecimento do acidente;
  • Participar imediatamente à MAPFRE os acidentes mortais, sem prejuízo do posterior envio da participação no prazo de 24 horas;
  • Apresentar sem demora o trabalhador sinistrado ao médico da MAPFRE salvo se tal não for possível e a necessidade urgente de socorros impuser o recurso a outro médico.
  • Tomar as medidas possíveis para evitar ou limitar os sinistros e colaborar com a MAPFRE no apuramento das suas causas.

Conclusão

Pedir uma indemnização a uma seguradora em Portugal pode ser um processo desafiador, mas seguindo todas as dicas acima indicadas, podes rapidamente obter uma compensação justa.

Lembra-te de compreender a tua apólice de seguro, relatar o sinistro imediatamente, documentar todas as informações relevantes, cooperar com a seguradora durante a avaliação do sinistro e, se necessário, recorrer a entidades reguladoras ou buscar orientação jurídica. Podes sempre contar com o apoio da BELT para qualquer dúvida que tenhas!

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