Se procuras um destino mais exótico para as tuas férias, a Ilha das Maurícias deve estar no topo da tua lista. Este pequeno, mas impressionante país insular no Oceano Índico é um verdadeiro caldeirão de cultura e história.

As ilhas de Mauricio estão localizadas no Oceano Indico a leste de Madagascar e a cerca de 2 mil km sudoeste da costa africana. Este destino turístico popular é composto pela ilha principal Mauricio ou Mauricia, Rodrigues, Agalega e os Cargados Carajos. Tem como capital, Port Louis que oferece uma mistura de cultura e história para os visitantes.

Quando ir para as Maurícias?

A melhor altura para viajar até às ilhas das Maurícias é entre Abril e Junho, quando as temperaturas variam entre os 20ºC e 26ºC e permanece um período menos chuvoso, proporcionando condições ideais para explorar a ilha.

Como chegar às Maurícias?

O aeroporto principal das ilhas Maurícias é o aeroporto Plaisance, situado a sudoeste da ilha, perto de Mahebourg. Este contém lojas de roupa, souvenirs e restaurantes, sendo o principal e quase único ponto de chegada às ilhas para os visitantes.

Para sair do aeroporto até ao hotel, existem opções como alugar um carro ou pedir um táxi, com valor médio de cerca de 30 euros, dependendo da localização do hotel.

Além disso, perto da zona do aeroporto tens acesso rápido a lugares como Grand Bassin, Trou aux Cerfs, Ilha dos Cervos, Parque Nacional de Black River Gorges e Chamarel.

Quantos dias para visitar as Mauricias?

O ideal seria uma semana, para que possas conhecer e explorar todos os cantos da Ilha das Maurícias. Desta forma, podes optar por 3 a 4 dias para visitar locais mais turísticos e tirar os restantes para descansar.

O que não perder nas ilhas Maurícias?

As principais atrações das Mauricias são:

ile aux cerfs

Ile aux Cerfs ou Ilha dos Cervos

A ilha dos Cervos fica perto de Trou D’Eau Douce, a maior lagoa das ilhas Maurícias, tem desde praias a hectares de vegetação, assim como restaurantes e atividades como golfe, snorkeling, paraquedas, sky aquático, ‘banana rides’ e muito mais. As viagens de cruzeiro, catamarã e lancha para a ilha vão a partir de 70 euros, dependendo da sua escolha de percurso, vê aqui algumas opções!

black river mauricias

Black River Gorges National Park

Na parte montanhosa das Maurícias, o parque nacional Black River Gorges protege a maior parte da floresta tropical da ilha e é uma ótima forma de pores o teu hiking pela natureza em dia, mas também de encontrar animais como a raposa voadora das Maurícias.

cascatas chamarel mauricias

Chamarel Waterfalls/Cascatas de Chamarel

As cascatas de Chamarel são bastante apelativas para os turistas pelas vistas incríveis e pela atividade vulcânica de milhões de anos, que se faz mostrar nas suas paisagens. Estão localizadas no distrito de Riviere Noire e fazem parte do geoparque das sete cores da terra, também conhecido como Seven Coloured Earth GeoPark.

cascatas tamarind mauricias

Cascatas de Tamarind ou “Les 7 Cascades”

As cascatas de Tamarind (“Les 7 Cascades”) localizadas no coração do Rio Negro, são muito conhecidas pelas 7 cascatas que poderás visitar. Embora sejam menos acessíveis do que as Cascatas de Chamarel, estas acabam por ser uma aventura mais profunda para explorar a natureza e parte selvagem da ilha.

grand montagne nature reserve

Grande Montagne Nature Reserve

A Reserva Natural Grande Montagne, situada em Rodrigues, é uma área essencial para a conservação da biodiversidade única da ilha. Dispõe de um centro de informação e educação que fornece informações valiosas sobre as espécies locais e extintas. A reserva é famosa pelas suas várias vistas panorâmicas e pela sua flora diversificada, incluindo várias plantas raras, tornando-se um local importante tanto para a conservação como para a educação. Este espaço é crucial para a proteção da flora e fauna endémicas de Rodrigues.

morne brabant ilhas mauricio

Le Morne Brabant

Le Morne Brabant, classificado como Património Mundial pela UNESCO em 2008, é uma península em Maurícia destacada por um monólito basáltico de 556 metros. Além de sua beleza natural, é historicamente significativa como refúgio de escravos fugitivos nos séculos XVIII e XIX. A montanha e suas encostas arborizadas abrigam desportos como kitesurf devido às condições ideais na lagoa, e também trilhos para caminhadas sendo considerada a montanha mais bonita das ilhas maurícias.

jardim de pamplemousses ilhas mauricias

Jardins de Pamplemousses

O Jardim de Pamplemousses, oficialmente conhecido como Jardim Botânico Sir Seewoosagur Ramgoolam, é um dos jardins botânicos mais antigos e renomados do hemisfério sul. Localizado ao norte de Port Louis, em Maurício, este jardim é famoso por sua coleção diversificada de plantas tropicais e subtropicais, muitas das quais são raras e exóticas.

templo maheswarnath mandir ilha das mauricias

Templo Maheswarnath Mandir

Localizado na cidade de Triolet perto de Grand Bassin ou Ganga Talão que é um lago sagrado da região, o templo Maheswarnath Mandir é o maior dos 302 templos hindu nas Maurícias e reza a lenda que foi escondido um pote com moedas de ouro piratas debaixo do templo, como se não bastasse, podes encontrar a maior estátua de Shiva da ilha neste templo.

port louis ilhas mauricias

Port Louis

Port Louis é a capital das Maurícias, lá podes encontrar diversas atrações como, Le Caudan Waterfront, uma área de entretenimento, compras e lazer com lojas, bares, restaurantes, cinemas, hoteis, o teatro municipal, museu de história natural e um casino. É também um local onde é frequentemente realizado eventos culturais, exposições e festivais com apresentações ao vivo. Numa pequena caminhada a pé, podes encontrar Aapravasi Ghat que é um local histórico em Port Louis e Património Mundial da UNESCO desde 2006 e, hoje é um museu e monumento sobre a história da ilha, pronto para a tua visita. Também podes visitar o Champ de Mars que é o hipódromo mais antigo do hemisfério sul, um importante centro para corridas de cavalos, ou o Forte Adelaide que é uma fortaleza histórica em Port Louis, construída pelos britânicos no século XIX, nomeado em homenagem a Rainha Adelaide.

Quais as melhores praias das Maurícias?

As melhores e mais conhecidas praias das Mauricias são:

  • Pereybere Beach
  • Le Morne Beach
  • Flic en Flac
  • Belle Mare
  • Grand Baie
  • Tamarin
  • Blue Bay

 

praias nas mauricias
Pereybere Beach
More
praias na ilha das mauricias
Le Morne Beach
More
praia nas mauricias
Flic en Flac
More
ilha das mauricias, praia
Belle Mare
More
praia nas ilhas mauricio
Grand Baie
More
praias nas mauricias
Tamarin Bay
More
praia nas mauricias
Blue Bay
More

Hotel nas Mauricias

Os hotéis nas Mauricias tem preços que começam nos 300 euros em sua grande parte, os hoteis que mais se destacam nas Maurícias são:

No entanto, se a estadia num hotel não for exactamente o que procuras, a oferta de casas por airbnb e outros serviços ronda os 100 a 250 euros por noite.

O que comer na ilha das mauricias?

Os pratos tipicos das Mauricias são:

Paratha: um pão de farinha feito à mão recheado com legumes e carne ou peixe.

Dhal Puri: é uma comida de rua bastante popular na ilha que é um crepe com lentilhas e recheado com caril de vegetais.

Chutney de coco: é um prato de origem indiana mas faz parte da cultura da ilha e é servido com caril picante.

Biryani: é um arroz cozido com diversos temperos e carne ou peixe.

Gâteau Piments: um bolo apimentado feito com dhal, cebola e açafrão.

Rougaille: é servido com carne ou peixe e é feito com um tipo de tomate da região, cebola, ervas aromáticas, alho, gengibre e pimentão.

 

Como acreditamos que possas ter sede depois das primeiras caminhadas, fica feito o convite para provares o lassi, uma bebida tipica da ilha feita com iogurte, frutas e agua fria.

Os restaurantes mais populares das Mauricias são:

Qual é a moeda das Mauricias?

A moeda oficial da ilhas das maurícias é a Rúpia, no entanto para portugueses, há que tomar atenção às comissões dos bancos sendo que a comissão de serviço bancário pode chegar a 2% do valor e a comissão de serviço internacional pode ser mais 1% do mesmo valor. 

A recomendação é que troques o teu dinheiro antes de ires na tua viagem, desta forma salvaguardas com o teu banco que tipo de valores queres trocar e quanto poderá ser pedido pela troca. É importante que penses nesta questão pois a maioria dos estabelecimentos pode recusar que pagues em euros ou outra moeda.

Atividades da Ilha das Maurícias

Snorkeling e Mergulho:

Podes disfrutar de snorkeling e mergulho à volta dos magníficos corais e naufrágios da ilha com a Blue Safari Submarine.

Canoagem e Kayaking:

Para praticar canoagem e kayaking nas mauricias podes contactar a Yemaya Adventures.

Parasailing:

Está disponível em Grand Baie e Ile aux Cerfs. Consulta aqui os preços.

Passeios de Helicoptero e Avião:

Podes até fazer voos panorâmicos às ilhas Maurícias com a Air Mautirius.

Ciclismo e mountain biking:

Para cicliscmo ou mountain biking podes consultar a Bigfoot Adventures.

Zipline e Parques de Aventura:

Com a Casela Park podes fazer zipline mas também fazer um safari ou visitar o “Predator’s Kingdom” e até alimentar animais!

 

Se és mais ligado aos desportos aquáticos deixamos aqui os nomes que vais querer saber nesta lista:

Surf, Kitesurf e Windsurf nas Maurícias:

Para Surf, Kitesurf ou Windsurf nas Maurícias podes contactar a Planet Kitesurf,Mauritius Surf Holidays ou a ION Club Mauritius.

Estas são as 3 principais empresas ligadas aos desportos aquáticos nas ilhas, onde podes alugar a tua prancha e obter qualquer informação complementar que necessites para o teu dia radical!

Segurança para a tua viagem à Ilha das Maurícias

Na tua viagem só não te podes esquecer de segurança! Nesta Ilha é importante que penses no teu Seguro de Viagem. Seja numa caminhada, num desporto radical, ou qualquer outra atividade que possa ter um imprevisto convém estares preparado para a eventualidade do pior acontecer, e é por isso que a BELT Seguros está a teu lado para viajares em segurança.

Os seguros que apresentamos são simulados de forma 100% digital, isso significa que podes simular agora mesmo, aqui! Com coberturas com a qual podes ter acesso a danos a terceiros, cancelamento de viagem, despesas médicas, danos e/ou perda de bagagem e acidentes pessoais.

Segura-te a ti e aos teus e viaja tranquilo, diverte-te na Ilha das Mauricias com a BELT Seguros ao teu lado!

PARTILHAR
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
Email

Tudo o que precisas de saber sobre as Ilhas Phi Phi!

Adotar Animais em Portugal

Como simular seguros de viagem em 30 segundos!

BELT E OS COOKIES

No website da BELT Seguros utilizamos cookies para melhorar a tua experiência connosco! Continuando a navegar, consideramos que aceitas a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.