stone town zanzibar tanzania

Zanzibar, onde fica?

Zanzibar situa-se no Oceano Índico, ao largo da costa leste da África. Pertence à República Unida da Tanzânia e situa-se cerca de 35-50 quilómetros ao largo da costa da região de Dar es Salaam, na Tanzânia continental. O arquipélago é composto principalmente por duas grandes ilhas, Unguja (comumente chamada de Zanzibar) e Pemba, além de várias ilhas menores próximas.

Geograficamente, a ilha encontra-se a leste de Tanga, uma das principais cidades da Tanzânia continental, e a norte e noroeste da capital Dar es Salaam. A sua localização fica numa região mais ampla que inclui várias ilhas costeiras e o arquipélago de Mafia, conhecido pela sua beleza natural e biodiversidade marinha.

Zanzibar no Mapa

Quantas horas de voo até Zanzibar?

Se estás a pensar viajar de Lisboa para Zanzibar, podes (ou poderás) encontrar várias opções de voos, embora a maioria inclua pelo menos uma escala, dado que não há voos diretos disponíveis para este destino. Para Zanzibar as horas de voo variam geralmente entre 14 e 16 horas, dependendo do número e duração das escalas.

Zanzibar, quando ir?

A melhor época para visitar Zanzibar pode variar dependendo do que estás à procura para as tuas férias, mas o mais aconselhado é planeares as tuas férias em Zanzibar para as épocas mais secas. Os meses mais atrativos para conhecer Zanzibar são de Junho a Outubro ou Janeiro e Fevereiro. Estes são considerados os meses mais apelativos para visitar Zanzibar, pois durante este período o clima é seco e ensolarado, ideal para praia e atividades ao ar livre.

Preparação para Zanzibar e Viagem

É necessário vacinas para visitar Zanzibar?

Ao viajar para Zanzibar e para Tanzânia em geral, podem ter alguns fatores aos quais necessitas de prestar atenção, nomeadamente as vacinas. É recomendado  que te prepares com antecedência, por isso, deixamos abaixo a lista de vacinas que deves ter em dia para as tuas férias:

  • Hepatite A
  • Hepatite B
  • Tifoide
  • Cólera
  • Febre Amarela
  • Raiva
  • Meningite
  • Tétano

Vestuário adequado para Zanzibar

Devido à forte influência islâmica, sendo a religião muçulmana predominante na região, é aconselhável vestires roupas modestas, especialmente ao visitar vilas e áreas mais rurais. Este fator tem maior relevância para mulheres, no entanto, os homens também podem ser alvo de críticas por andarem em ‘tronco nu’, por exemplo. É importante adaptares-te à cultura e respeitar as suas práticas para não incomodar os locais.

Qual é a moeda usada em Zanzibar?

A moeda oficial em é o Xelim Tanzaniano (TZS). É importante notar que, embora o dólar americano seja amplamente aceite, especialmente em hotéis e por operadores turísticos, as taxas podem ser mais favoráveis se pagares em xelins, especialmente em mercados locais e estabelecimentos menores.

Qual é a língua falada em Zanzibar?

A língua oficial de quase toda a Tanzânia, é o Swahili, também conhecida como Kiswahili ou Suaíli. É amplamente falada em toda a África Oriental e é uma das línguas oficiais da Tanzânia. Além do Swahili, o Inglês é também frequentemente utilizado, especialmente em negócios, educação e turismo.

Protege a tua Viagem com a BELT Seguros

Se estás a planear a tua próxima aventura e Zanzibar, Tanzânia é o destino da tua viagem, não te esqueças de garantir a tua proteção com os seguros de viagem da Belt Seguros! São os melhores seguros que podes encontrar, com uma simulação super simples e 100% online, mas também coberturas personalizáveis e um atendimento exemplar que vai acompanhar qualquer dúvida que tenhas. Em apenas alguns cliques, ficas a saber tudo o que precisas e podes escolher o seguro que melhor se ajusta à tua viagem. Simula aqui!

História, Cultura e o que visitar em Zanzibar

Visitar Stone Town

A cidade de Stone Town localiza-se na ilha Unguja e é considerada o centro histórico e cultural de Zanzibar. Designada como Património Mundial da UNESCO desde 2000, reflete diversas influências culturais árabes, persas, indianas e europeias, sendo um dos sítios mais importantes da ilha Unguja, e também onde se encontra a sede do governo.

Darajani Market ou Mercado de Darajani

No coração de Stone Town podes encontrar o mercado de Darajani, onde se pode comprar de tudo um pouco. É um local um tanto caótico, onde o mais comum são alimentos frescos, especiarias, tecidos e artesanato. Este mercado é um ponto icónico e merece ser visitado durante a tua viagem.

Forodhani Gardens/Jardins Forodhani

Os jardins Forodhani,  são outro sítio emblemático de Stone Town, não só pela sua vista panorâmica do Oceano Índico e excelente pôr do sol, mas também pelas suas áreas de lazer e mercado noturno onde reina o conceito de street food.

Visitar a casa do Freddie Mercury

Gostas de Queen? Então, certamente aprecias o artista Freddie Mercury, certo? Existe também guardado, um ‘segredo’ em Stone Town, a casa de Freddie Mercury. Podes visitar a casa onde encontrarás fotos e informações interessantes sobre a vida do artista, assim como comprar uma lembrança para levares contigo.

Parque de Conservação de Tartarugas de Mnarani e Baraka National Aquarium

Perto de Nungwi, encontra-se um Parque de Conservação de Tartarugas, onde se promove a criação e reabilitação destes animais. No parque, é possível alimentar as tartarugas com comida apropriada fornecida pelos tratadores e, dependendo da época do ano, participar na sua libertação no oceano. Esta atividade faz parte de um programa abrangente de reabilitação que visa devolver estas criaturas ao seu habitat natural.

Paralelamente, o Baraka Natural Aquarium, também próximo de Nungwi, oferece uma experiência mais interativa, onde os visitantes podem alimentar tartarugas num ambiente controlado. Ambos os locais organizam visitas guiadas com foco na educação ambiental, destacando a importância da preservação da vida marinha e dos esforços para conservar os animais e seus habitats.

Cheetah's Rock

O Cheetah’s Rock de Zanzibar é um centro de conservação de vida selvagem que oferece uma experiência educativa e interativa única. Ao visitar este local, os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre várias espécies de animais, muitos dos quais foram resgatados e estão a ser reabilitados. As atividades no Cheetah’s Rock incluem interações próximas com animais como chitas, leões e hienas, sob supervisão cuidadosa, permitindo uma conexão rara e enriquecedora com a vida selvagem.

Além disso, Cheetah ‘s Rock enfatiza fortemente a educação sobre conservação, ensinando os visitantes sobre a importância de proteger estes animais e seus habitats. Este compromisso com o bem-estar animal e a conservação faz do Cheetah’s Rock uma visita imperdível para aqueles interessados em natureza e conservação.

Prison Island

Prison Island, também conhecida como Ilha Changuu, é uma pequena ilha situada ao largo da costa de Stone Town, Zanzibar. A ilha tem uma história rica e um pouco sombria pois haverá sido construida para escravos e exilados mas apenas foi usada por doentes da febre amarela, que se transformou numa atração turística fascinante, repleta de atividades e pontos de interesse. Considerada uma espécie de santuário das tartarugas gigantes, possui maravilhosas praias de água cristalina repletas de corais e vida marinha, sendo também ideal para snorkeling.

prison island zanzibar

Quais as melhores praias de Zanzibar?

As melhores e mais famosas praias de Zanzibar são:

nungwi beach tanzania
Nungwi Beach
More
Biryiani de Zanzibar
Kendwa Beach
More
paje beach kitesurf zanzibar tanzania
Paje Beach
More
jambiani beach
Jambiani Beach
More
Matemwe Beach, Zanzibar, Tanzania
Matemwe Beach
More

Gastronomia de Zanzibar

Culinária de Zanzibar

Com a sua rica história de comércio e localização no Oceano Índico, possui uma culinária única que mistura influências africanas, árabes, indianas e portuguesas. É também muito famosa pela produção e exportação de uma variedade de especiarias, frutas e produtos agrícolas tais como o Cravo-da-Índia, Noz-Moscada, Canela, Pimenta-do-Reino, Coqueiros, Jackfruit (Jaca), Manga e muito mais!

Quais os pratos mais conhecidos de Zanzibar?

Pilau

Um prato de arroz aromático com especiarias, frequentemente servido com carne de frango ou carneiro.

Biryiani de Zanzibar

Semelhante ao biryiani indiano, mas com um toque local, este prato é feito com arroz, carne, especiarias e frutos secos.

Mchuzi wa Pweza

Um caril de polvo que é comum na ilha, feito com leite de coco, tomate e uma mistura de especiarias locais.

Viazi Karai

Batatas cozidas, fritas e revestidas com uma pasta de farinha de grão de bico, servidas com molho de pimenta ou coco.

Supu ya Ndizi

Sopa de banana feita com bananas maduras e carne de frango, engrossada com leite de coco e temperada com especiarias locais.

HgyvLcmICGQOjfkwA5lKQ_4a8b9519-06a5-428f-a073-f0bdc0f7b7f3_1000x
Pilau
More
Biryiani de Zanzibar
Biryiani de Zanzibar
More
IMG_5941+copy
Mchuzi wa Pweza
More
maxresdefault
Viazi Karai
More
db64b297676c40d6909db6a9edfd1ee3
Matemwe Beach
More

Quais são os melhores restaurantes de Zanzibar?

the rock restaurant zanzibar

The Rock Restaurant

Talvez seja o restaurante mais popular de Zanzibar pela sua distinta localização e aparência. O the rock restaurant situa-se numa ‘mini-ilha’ e a maior parte das vezes é preciso chegar lá de barco, tornando-o incrível para um jantar romântico.

zanzibar zee bar

Zee-Bar

No Zee-Bar podes escolher a tua espreguiçadeira e relaxar enquanto desfrutas de um cocktail e comes uns snacks. Oferece também opções como prato principal, com preços que rondam os 4 a 12 dólares para a comida.

bin jabir zanzibar

Bin Jabir Restaurant

Este restaurante é mais dedicado à pesca do dia, uma oportunidade perfeita para experimentar a comida local, já que o próprio menu mostra a lista de peixe e marisco apanhado no dia, vê mais aqui.

Pongwe Lodge Restaurant

The Island - Pongwe Lodge Restaurant

Se procuras um restaurante mais refinado, mas ainda com sabores locais confeccionados por uma cozinha mais ‘gourmet’, este é o tal! O Pongwe Lodge está também localizado numa ilha e oferece uma experiência com vistas e sabores de sonho.

Desportos e Atividades Recreativas

Em Zanzibar, os desportos aquáticos são uma das principais atrações, devido às suas belas praias e condições ideais para diversas atividades. Aqui estão alguns dos desportos e atividades mais populares e as empresas que os oferecem:

Passeios de Dhow

Dhow? O que é um Dhow? Perguntas tu…

Um Dhow é o nome dado aos barcos tradicionais de Zanzibar. Estes são barcos à vela com um design tradicional, culturalmente significativos e especialmente notáveis na costa Africana. É uma atividade bastante recomendada para quem visita a ilha. Podes ver aqui os preços e detalhes com a Dream Dhow Zanzibar.

zanzibar dhow boat tanzania

Snorkeling e Mergulho em Zanzibar

As águas claras de Zanzibar são perfeitas para snorkeling e mergulho, com abundante vida marinha e belos recifes de coral. Lugares como Kendwa Beach e Nungwi Beach são ideais para estas atividades. Empresas como a Spanish Dancer Divers oferecem excursões de mergulho.

Kitesurf em Zanzibar

Paje Beach é conhecida como um dos melhores locais para kitesurf devido aos seus ventos consistentes e águas rasas. Empresas como a Zanzibar Kite Paradise oferecem lições e aluguer de equipamento.

Windsurf e Paddle Surf em Zanzibar

Também populares em Zanzibar, o paddle surf e o windsurf podem ser desfrutados em praias como Kiwengwa. A Aquaholics Zanzibar é uma das empresas que oferecem aulas e equipamentos para esses desportos. Se preferes um passeio de paddle, podes encontrar paddle surf tour com a Surf Zanzibar.

PARTILHAR
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
Email

Tudo o que precisas de saber sobre as Ilhas Phi Phi!

Adotar Animais em Portugal

Como simular seguros de viagem em 30 segundos!

BELT E OS COOKIES

No website da BELT Seguros utilizamos cookies para melhorar a tua experiência connosco! Continuando a navegar, consideramos que aceitas a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.